Investimentos em FBCF: retorno no curto prazo e sustentabilidade no longo prazo
- Bruno Moraes
- 16 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2020
Os investimentos são a essência e a pedra fundamental de todo e qualquer processo produtivo ou de prestação de serviços, porque para o funcionamento de uma empresa, seja ela de qualquer setor, em algum momento foi realizado algum aporte. Os resultados que os mesmos trazem para qualquer empresa são extraordinários e de grande magnitude, se sabidamente administrados ocasionam a tão sonhada longevidade no mundo dos negócios.
Porém se faz necessária a análise de viabilidade desses investimentos, onde serão considerados a ociosidade dos fatores de produção, demanda não atendida pela empresa, dentre outros indicadores, torna-se até redundante dizer isso, mas o fracasso de muitas empresas se deve à falta de análise de alguns indicadores básicos. Feita essa análise e validada a necessidade de ampliação da estrutura , os resultados dos investimentos são visíveis já no curto prazo, com o aumento da capacidade produtiva e/ou prestação de serviços, paralelo a isso haverá um incremento de receita na empresa, ocasionando um crescimento do lucro, sem contar que com o aumento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) os ativos da empresa também sofrerão impacto positivo.
Já no longo prazo podemos observar o aumento do patrimônio líquido, estimulado pelo crescimento dos ativos da companhia, também será observada a manutenção e possível aumento do Market Share da empresa. Os investimentos produtivos são necessários para o crescimento sustentável de uma empresa, também pelo fato de o mesmo ocasionar o aumento de produtividade tendo em vista a melhora das condições de trabalho e recursos que estarão acessíveis ao trabalhador, isso sem qualquer dúvida trará para a empresa um crescimento constante e sustentável no longo prazo. Os resultados tendem a ter um aumento gradativo, ou seja, com o passar do tempo a lucratividade da empresa tende a aumentar pelo fato de que com o crescimento da produção por trabalhador a empresa irá gastar menos para produzir uma unidade de produto e consequentemente haverá um aumento no lucro da mesma.
Pensando em termos macroeconômicos, os investimentos são grandes indicadores para projeção do futuro, pelo fato de que os empresários só irão visar um aumento da capacidade produtiva, tendo em vista uma projeção de aquecimento econômico, e possuem grande impacto no Produto Interno Bruto, por meio do item investimentos na ótica da demanda agregada e também pelo incremento de renda realizando assim a criação do efeito multiplicador keynesiano.
Observando a importância do investimento no setor empresarial e nos resultados expostos pelo presente artigo, concluo que se faz necessário por parte dos empresários tomar consciência dessa importância e orientar suas ações para o aumento ordenando e consciente dos investimentos em FBCF dentro de sua empresa, reinvestindo boa parte dos seus lucros na operação da empresa, pois sem sombra de dúvidas isso ocasionaria resultados de alta magnitude em termos micro e macroeconômicos.
Comentarios